Olá pessoas!

Desculpem o textão, mas quero que vocês me conheçam, ,tentarei nos próximos ser mais breve e dinâmico, divirtam-se.

Pois é, não dá para emagrecer, bastante, só fazendo dieta, precisava voltar a me mexer, estava há mais ou menos 9 meses sem atividade física regular, pode não parecer, hoje, mas eu treino desde os 19 anos, saía da faculdade as 22:30 e ia malhar na academia, já corri 4 São Silvestre, algumas provas de 10 milhas, e com esse perfil acabei incentivando muita gente a correr comigo. Porém com o tempo, o trabalho e o peso, a frequência de atividade foi diminuindo, treino então, nem existia. No ano de 2015 eu sofri uma lesão séria no joelho e acabei ficando fora da São Silvestre pela primeira vez, essa é uma prova muito emblemática para mim.

Para quem não sabe eu sou pernambucano, vivi boa parte da minha infância em uma cidadezinha do interior nordestino chamada Quipapá, sim existe um lugar com esse nome, como a maioria das crianças nordestinas, em algum momento meu pai foi tentar a vida em SP, e não foram poucos os finais de ano que eu passei o dia 31 de Dezembro assistindo a TV para ver se meu pai aparecia na São Silvestre, ele sempre falava daquela prova e que ia para avenida paulista para ver os corredores, mas essa é outra história.

Bem cresci tendo a São Silvestre como sendo o maior desafio que eu conhecia, tempos sem internet, e em bons tempos corri quatro edições da prova até minha lesão, agora aqui estou eu, gordo, parecendo um planeta, como eu volto a correr? Como arrumo tempo para correr? E se eu lesionar o joelho outra vez, agora obeso, o perigo é ainda maior, medo de não ter mais fôlego, medo…

“Vou deixar de ser planeta, virar uma lua e quem sabe um dia uma estrela…”

Decidi montar um treino gradual, onde eu poderia conhecer os novos limites do meu corpo e aos poucos ir aumentando a intensidade. Então o tempo que me sobrava, geralmente era a noite, na primeira noite sentei em frente ao notebook e relembrei tudo que eu já tinha estudado sobre corrida no passado, criei uma planilha de treino, agendei meu primeiro treino.

A ideia era fazer um treino teste de 5km com toda potência possível, prestando bastante atenção no alertas do corpo, dores localizadas, respiração ofegante, etc. Fui com meu monitor cardíaco, já tinha medido meus limites de para reconhecer os melhores períodos de desempenho cardiorrespiratório. Eis o resultado do primeiro treino:

Dia 1: 5km em 26min

Depois desse treino vi que eu ainda tenho resistência, porém corri muito forte e cansei muito rápido, então decidi que o ideal seria adaptar meu corpo à longas distancias, afinal a São Silvestre tem 15km, então defini que as próximas duas semanas eu faria 1 treino de 1hr, correndo seguramente, tentando descobrir o máximo que eu conseguiria correr em 1 hora e nessas duas semanas diminuir o tempo gradativamente. E foi assim que eu consegui os resultados abaixo:

Dia 2: 7km em 59min

Dois dias de descanso

Dia 3: 7km em 56min

Um dia de descanso

Dia 4: 7km em 56min

Dois dias de descanso

Dia 5: 7km em 53min

Um dia de descanso

Dia 6: 7km em 51min

Ao final desse sexto dia de treino percebi que já posso começar a aumentar a distância e novamente tentar reduzir o tempo. Por fim eu desejo terminar meu treino fazendo 15km em um tempo menor que 1h50min. Acho que até dezembro dá, nas próximas semanas compartilho mais com vocês.

Obs¹.: O objetivo destes posts é mostrar a evolução que estou tento com minha dieta e treino, você que está lendo isso, não deve seguir o que eu estou fazendo, cada corpo tem metabolismos diferentes, limites diferentes, espero te inspirar, mas procure profissionais gabaritados para montar um treino para você, eu não me responsabilizo caso você tente “me imitar” e se dê mal, seja responsável com você mesmo. Cada um deve conhecer seus limites e eu só consegui isso com quase 10 anos de treino.

Obs².:Eu posto todas as minhas atividades no Strava, quem quiser acompanhar me siga aqui!!!

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Nem só de dieta viverá o gordo!

Paulo César


Apenas um cara tentando ser melhor!


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